About Me

sábado, 5 de março de 2011

Eletrocardiograma (ECG)

- Ondas

· Onda P: despolarização dos átrios. É precussora da sistole atrial e tem duração de 0.08 a 0.12 s. O ritmo sinusal é caracterizado pela presença da onda P positiva em DII, DII, aVF e V2-V6. Geralmente positiva em DII e aVL, negativa em aVR e bifásica ou variável em V1. É melhor analisada na derivação DII, tendo importância para análise do ritmo sinusal (ciclo elétrico originado no NSA) ou ciclo ectópico (impulsos elétricos não originados no NSA e sim em outras locais do coração.
· Complexo QRS: ocorre após o intervalo PR e representa a ativação ventricular (doreita-esquerda), precussora da sistoe ventricular é constituída de três ondas. Tem duração de 0.06 a 0.10 s com amplitude variada, apresentando-se maior nas derivações precordias do que nas periféricas.
1. Onda Q: primeira deflexão negativa com amplitude entre 0.5 a 1.0 mm. Em situações normais, na maioria das derivações do ECG, ela não aparece.
2. Onda R: primeira deflexão positiva, pode ter até 30 mm de amplitude.
3. Onda S: segunda deflexão negativa
A presença de uma segunda onda positiva no complexo QRS é chamada de R’. Caso ocorra uma nova onda deflexão negativa será chamada de S’. As ondas de amplitude inferior a 5mm receberão as letras minusculas: q, r, s e maiores que 5 mm, Q,R,S. Devido a isto, a apresentação dos três componentes varia levando a formação de padrões distintos, por exemplo: R, Rs, RS, qRs, ...
· Onda T: representa a maior parte da repolarização ventricular. Tem forma arredondada. Sua duração não é medida de forma isoada, sendo integrada ao intervalo QT. Normalmente é positiva em DI, DII, V2 a V6, negativa em aVR e variavel nas demais.
· Onda U: ocorre após a onda T, mas nem sempre é identificada. Sua representação é incerta, porém sugere-se relação com o período de recuperação das fibras de condução ventriculares, potenciais tardios no início da diástole ou repolarização dos musculos papilares.intervalos
- Segmentos e Intervalos
· Segmento PR: começa no final da onda P e termina no início do complexo QRS.Exprime a passagem do estímulo pela junção átrio-ventricular, eonde sofre um atraso para permitir a contração atrial e o enchimento ventricular.
· Intervalo PR: espaço que abrange a onda P e o segmento PR. Indica a velocidade de contração entre os átrios (NSA) e os ventriculos (NAV) e representa a despolarização atrial. Varia de 0.12 a 0.20 s e está relacionada com a FC, sendo maior em FC baixa e menos em FC alta.
· Segmento ST: período entre o fim do complexo QRS e o começo da onda T. Alterações quanto a sua posição com relação a linha de base são denominadas de supra e infradesnivelamentos e podem sugerir lesõs do miocárdio.
· Intervalo QT: espaçõ abrangido pelo complexo QRS, segmentos ST e pela onda T. Representa a despolarização e repolarização ventricular. Tem duração que varia de 0.30 a 0.44s, sendo inversamente proporcional a FC. Em um ritmo cardíaco normal, sua duração não deve ser superior a metade da distância entre duas ondas R consecutivas.
· Intervalo RR: em milissegundos, é o espaço existente entre duas ondas R consecutivas. Mostra um ciclo cardíaco completo e é empregado para auxiliar na determinação do número as contrações cardíacas ocorridas em um período e tempo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem e pelo Blog Raylana, obrigado por aprimorar meus conhecimentos. Abraço!

    ResponderExcluir