About Me

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Entorse de Tornozelo

O tornozelo é uma estrutura formada pela união de 3 ossos: tíbia, fíbula e tálus. é formado por três articulações: * Articulação Talocrural - formado pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus. * Articulação Subtalar - entre o tálus e calcâneo. * Articulação tibiofibular - formada pela extremidade inferior da tíbia e da fíbula.

Essa articulação é responsável por realizar os movimentos de flexão plantar, dorsiflexão, eversão e inversão. Sua estabilização se dá através dos ligamentos. Lateralmente são 03 ligamentos (talofibular anterior, fíbulo-calcâneo e talofibular posterior) e medialmente por outro ligamento, bastante forte e espesso, que é o deltóide.

MECANISMO DE LESÃO 

O entorse do tornozelo pode ocorrer durante uma simples caminhada, corrida ou ao saltar. Também é a lesão ligamentar mais comum em esportistas. As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que aumente a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão ou eversão.

Após o trauma os ligamentos do tornozelo são estirados ou, dependendo do grau da lesão, rompidos, o tipo mais comum de entorse no tornozelo é provocado por uma sobrecarga em inversão e pode resultar em ruptura parcial ou total do ligamento talofibular anterior, provocando uma sobrecarga no tornozelo, tornando-o instável. Raramente componentes do ligamento deltóide são sobrecarregados, existe uma maior probabilidade de avulsão ou fratura do maléolo medial com uma sobrecarga em eversão

As lesões podem ser classificadas em 3 graus: Grau I - ligamento preservado, com processo álgico ligamentar e derrame articular. Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso e hematoma. Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

DIAGNÓSTICO

Ao exame físico refere dor a palpação, sendo importante fazê-la para verificar os pontos e extensão da lesão. Realização de testes ortopédicos para observar instabilidades ligamentares e exame radiológico para verificação de possíveis fissuras e até mesmo fraturas.


OBJETIVOS DO TRATAMENTO

• Diminuir processo álgico e edema

• Restaurar a amplitude de movimento

• Estabilização da articulação

• Melhorar o equilíbrio e coordenação (propriocepção)

• Fortalecer os músculos do tornozelo

• Retorno as atividades de vida diária e/ou esportivas

TRATAMENTO

• Grau I - Crioterapia + compressão + elevação (PRICE) ; cinesioterapia com alongamento e fortalecimento muscular + propriocepção

• Grau II – necessidade de imobilização (3 a 4 semanas). Após, crioterapia + eletrotermoterapia + Bandagem elástica + alongamento e fortalecimento muscular + propriocepção.

• Grau III – cirúrgico (maior possibilidade de existir lesões associadas, devido ao longo período de imobilização)




12 comentários:

  1. Matéria interessante. Caso comum em muita gente né? Quase todo mundo joga bola e caminha nessa vida.

    ResponderExcluir
  2. è por isso que dizem que todo munbdo precisará de fisioterapia um dia.. uma simples caminhada e você pode ter uma torção do tornozelo. E a mulherada que anda de salto alto?? tão no topo da lista hehe.
    parabéns pelo blog.

    João Victor

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Post, muito bem explicado e útil para quem está passando pelo problema e necessita de mais informações.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Dra. O caso do meu sobrinho é muito grave é o Grau III,
      eu quero saber se com a cirurgia resolve, pois ele não consegue andar, sente muita dor.Estou muito preocupada com ele, me ajude por favor.

      Excluir
  5. O meu sobrinho de 13 anos torceu o pé e agora está com ruptura
    do ligamento tiofibular, derrame articular e lesões. Este blog me ajudou muito pois sei que é muito sério o problema dele. Minha irmã está desesperada. Depois que vi tudo aqui no blog chorei muito, pois ele ainda é muito Jovem e está sentindo muita dor.

    ResponderExcluir
  6. Dra. Parabéns pelo blog
    Gostaria que me indicasse um Bom Hospital que cuida desse problema.Ficarei muita agradecida,
    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada lesionei o ligamento em questão esta semana
    a matéia foi muito proveitosa para esclarecer o que ocorreu.

    ResponderExcluir
  8. Fraturei na semana passada, acredito que nível II pois estou com gesso. Após retirar o gesso, pode informar se o retorno as atividades se dá logo em seguida?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela ótima explicação, rápida e precisa.

    ResponderExcluir
  10. esta me doendo o complexo ligamentar medial oque devo fazer???

    ResponderExcluir