About Me

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cãimbras

Cãimbras
São caracterizadas por espasmos musculares involuntários, aparecem de forma súbita, de curta duração e dolorosas em um músculo ou grupo muscular. Surgem com mais freqüência durante ou posterior há alguma atividade física e eventualmente em repouso. O desaparecimento, na maioria das vezes, também ocorre de forma súbita. Diversos são os fatores que podem gerar as câimbras: desidratação, carência de algum mineral como potássio, cálcio e magnésio pela transpiração (embora pesquisas apontem que a ausência destes são menos propensos a causar as câimbras, pois, a quantidade destes minerais no suor é inferior ao cloreto de sódio e além disso cálcio, potássio e magnésio são repostos de forma fácil e rápida através de uma dieta), falha no mecanismo de contração,excesso de atividade física, fadiga muscular e além disso, musculatura com pouco tonicidade, musculatura mal alongada, diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares estão entre os fatores susceptíveis ao desencadeamento a estes espasmos musculares.
Existem algumas teorias que explicam o aparecimento das cãimbras: 1- Desidratação: com a perda de líquido no exercício ocorre um desequilíbrio nos fluidos corporais, prejudicando ou interferindo no mecanismo contrátil muscular, podendo ocasionar as contrações súbitas. 2- Teoria Eletrolítica: pesquisas apontam que a deficiência do sódio parece ser o principal fator do surgimento da cãimbra, pois, é de fundamental importância na iniciação dos sinais nervosos e ações que levam ao movimento muscular e sua diminuição (durante o exercício com a perda de suor) pode aumentar a sensibilidade muscular e a constante tensão seguida do movimento pode levar as contrações involuntárias. Caso não ocorra a reposição do mineral, ocorrerá uma deficiência progressiva e significativa de sódio e água, estimulando algumas terminações nervosas que podem provocar as contrações musculares. 3- Metabólica: metabólicos advindos da atividade contrátil excessiva como, por exemplo, o acido lático podem fazer com que o músculo se torne intoxicado. A acidose induzida pelo exercício é mais um fator causador da cãimbra, pois se a necessidade de oxigênio não é suficiente para suprir o músculo, o estoque de fosfocreatina é consumido e as etapas mitocôndrias do ciclo de degradação da gliclose, na célula muscular, não conseguem ser realizadas, gerando, portanto, o acúmulo de ácido lático e o seu excesso diminui o pH celular,originando a cãimbra.
Em caso se aparecimento das cãimbras alongue devagar o músculo, às vezes ao “puxar” de forma abrupta pode causar um estiramento e conseqüente uma lesão muscular. Como já dito, na maioria das vezes o seu desaparecimento ocorre de forma súbita, em caso do processo doloroso persistir procure um especialista.

2 comentários:

  1. Oi fraturei o maleolo da parte de dentro em uma entorse de tornozelo ha 2 meses atras . a fratura ja consolidou porem sinto muita dor ao andar a dor se consentra do lado oposto daonde foi fraturado na junta do pe com o tornozelo muuuita dor parece uma facada dentro do pe quando piso . faço todos os movimentos com o pé sem dor porem quando piso sinto una dor enorme ..o medico passou a fisio mas eu estou em duvida pois meu pe faz todos os movimentos a fisio nao seria para tornar o pé flexivel? Sera q com a fisio vou parar de sentir essa dor sendo q sinto nao ser uma dor muscular ..acredito ter tido uma lesao nos ligamentos na hora q torceu pois tem tipo um inchaço localizado como um caroço nso ests roxo nem nada mas nem com muito gelo sai .uma orientação por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fisioterapia trabalha gaho de movimento, mas tb, trabalha controle da dor e diminuicao do proçesso infalamatorio.

      Excluir