About Me

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nota de Esclarecimento

Alerta a População Brasileira!

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) comunica a população brasileira que, a profissão de Quiropraxia não se encontra regulamentada em nosso País como profissão de nível superior da área da Saúde.

O exercício profissional da Quiropraxia por indivíduos que realizaram cursos de graduação em Quiropraxia é considerado no mundo jurídico, como exercício ilegal da profissão de fisioterapia, tendo em vista tratar-se de prática própria do profissional FISIOTERAPEUTA segundo dispõe o Decreto-Lei 938/69, além de que a sua entidade maior de representação (COFFITO) a reconhece, inclusive, como área de atuação do Fisioterapeuta e como especialidade profissional.

Afirmamos ainda, nossa posição contrária a oferta de cursos de graduação em Quiropraxia e sugerimos a imprensa em geral, que quando necessário, consultem as sociedades científicas e ou entidades de classe, para que as mesmas indiquem profissionais devidamente habilitados para participarem de programas de entrevista, de educação em saúde ou de interesse público, no intuito de evitar distorções da realidade.



Fonte: Coffito



Um comentário:

  1. Não concordo!!! Quiropraxia e Fisioterapia, apesar de serem profissões da saúde, são profissões DISTINTAS. Quem estuda fisioterapia é FISIOTERAPEUTA e quem estuda quiropraxia é QUIROPRAXISTA. Sem dizer que para desenvolver um bom trabalho é necessario estudar 5 anos e não paenas um cursinho de especialização de 6 meses. Falo com propriedade pois fiz as duas faculdades, ou seja, SOU FISIOTERAPEUTA e QUIROPRAXISTA (bacharelado). O que acontece é que na nossa área de Fisio, os profissionais não se dedicam em um assunto apenas para serem especialistas.. Querem drenagem, massagem, quirorpaxia, acupuntura, estética, etc, etc, etc...ou seja, querem TUDO e não se dedicam em NADA. Sendo que a Fisio é uma profissão maravilhosa dentro do seu conceito. Lamentavel pensarem assim, sendo que um profissional precisa do outro no meio multidisciplinar.

    ResponderExcluir