About Me

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Júnior Cigano leva fisioterapeuta como "Reforço"

O brasileiro Junior "Cigano" dos Santos viajou a Las Vegas para defender, neste sábado, o cinturão da categoria dos pesados do Ultimate Fighting Championship diante do americano Frank Mir. Na "bagagem" para os Estados Unidos, o atual detentor do título levou dois reforços especiais: o garoto Breno, de apenas 9 anos, e o fisioterapeuta Arivan Gomes, responsável por sua recuperação no joelho depois de uma cirurgia.

O jovem Breno entrou na vida de Cigano por conta do projeto social promovido pelo treinador de boxe do campeão, Luiz Dórea, em Salvador, na Bahia. Um dos alunos carentes do mestre, Breno ganhou a viagem a Las Vegas depois da divulgação de um vídeo na internet. Na cidade americana, o garoto não desgrudou do campeão, e até brincou durante o treino aberto à imprensa.
"Breno está ali. Ele é uma criança muito engraçada, queria muito estar aqui e assistir a uma das minhas lutas. A gente fez isso acontecer. Ver essa criança, muito feliz, e a família dele. Ele é parte do nosso time lá no Brasil, e todo dia está lá na ginástica, treinando conosco", disse Cigano, que também levou outra pessoa especial para Las Vegas.
Consagrado campeão em novembro do ano passado, Cigano precisou se afastar das atividades por conta de uma lesão no joelho. O atual dono do cinturão passou por um processo cirúrgico para se recuperar. Em seguida, entrou em um trabalho exigente de fisioterapia, sob a supervisão de Arivan Gomes.
Atualmente 100%, segundo o próprio staff de Cigano, o campeão procurou carregar um dos grandes responsáveis pela preparação para o combate. "Quando machuquei o joelho foi um problema, mas pedi para ficar bem para luta. Eu o trouxe comigo para a luta e isso foi perfeito para o final da minha preparação", completou Cigano.
Diante de Frank Mir, Junior Cigano defenderá pela primeira vez o cinturão da categoria dos pesados. Além do campeão, o Brasil será representado no card principal em mais um atleta. O paraibano Antonio "Pezão" Silva, também pela mesma divisão, terá pela frente o americano Cain Velasquez, justamente o último adversário derrotado pelo atual dono do título.

FOnte: esportes.terra;com.br

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Recomendações Brasileiras de Fisioterapia Respiratória em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais terão apresentação pública durante o Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica


Desde 2011 um grupo de profissionais da fisioterapia, com o apoio da AMIB, trabalham na elaboração das Primeiras Recomendações Brasileiras de Fisioterapia Respiratória em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, documento que trará informações sobre a atuação de fisioterapeutas especialistas nas áreas de cuidados intensivos neonatais e pediátricas.
Para falar sobre os desafios do fisioterapeuta que atua nesta área, a Dra. Cintia Johnston, Coordenadora Pediátrica e Neonatal do Departamento de Fisioterapia da AMIB, faz uma retrospectiva sobre o desenvolvimento e fortalecimento da especialidade e o que vem por aí. Acompanhe.
A atuação de fisioterapeutas especialistas nas áreas de cuidados intensivos neonatais e pediátricas é recente, com difusão dos cursos e treinamentos nestas áreas principalmente a partir do ano 2000. Atualmente existem diversos cursos pelo Brasil, que formam fisioterapeutas para atuação clínica e científica em pediatria e neonatologia. 
Em fevereiro de 2010 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA publica em diário oficial (RDC 07, 24 de fevereiro/2010) a obrigatoriedade de especialização em neonatologia e pediatria para atuação de fisioterapeutas nas respectivas áreas hospitalares. Esta evolução na qualificação dos fisioterapeutas contribui para a segurança nas intervenções realizadas pelos profissionais em UTI Neonatal e Pediátrica. 
O fisioterapeuta que atua nestas áreas é responsável pela avaliação e prevenção cineticofuncional (de todo e qualquer sistema do corpo humano que seja necessário) assim como por intervenções de tratamento (fisioterapia respiratória e/ou motora). Além destas atividades, o fisioterapeuta atua junto à equipe multiprofissional (médicos e enfermeiras) no controle e aplicação de gases medicinais (oxigênio, mistura hélio e oxigênio, óxido nítrico, óxido nitroso, entre outros), ventilação pulmonar mecânica (VPM) invasiva e não invasiva (VNI), protocolos de desmame e extubação da VPM, insuflação traqueal de gás, protocolo de insuflação/desinsuflação do balonete intratraqueal, aplicação de surfactante, entre outros.
De uma forma geral e simplificada, podemos direcionar as intervenções do fisioterapeuta na reabilitação em neonatologia e pediatria em: aspectos relacionados a imobilidade e repouso no leito; aspectos relacionados a nutrição; complicações musculoesqueléticas; alterações cardiocirculatórias; alterações pulmonares; úlceras de pressão; alterações gastrintestinais; aspectos psicológicos; reabilitação em condições específicas mais frequentes; entre outros.
Neste contexto, é importante a elaboração de recomendações/diretrizes que orientem os fisioterapeutas que atuam nas UTIs Pediátricas e Neonatais brasileiras. Com este objetivo, a Coordenação de Pediatria/Neonatologia do DEFITI, junto a seus membros e apoiados pela AMIB, está trabalhando desde o ano passado nas Primeiras Recomendações Brasileiras de Fisioterapia Respiratória em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais.
Estas recomendações terão a sua apresentação pública durante o 12º Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica, que acontece e, São Paulo, de 13 a 16 de junhowww.ctip2012.com.br com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP e AMIB.

Fonte: www.amib.org.br

domingo, 6 de maio de 2012

Kinesioterapia virou moda

Aplicada sobre a pele, atua nos músculos e articulações lesionados para reduzir a dor, relaxar e fornecer suporte aos mesmos, ainda que em atividade. Tem por características, ser hipoalérgica, feita de algodão. Não contém latex; Elasticidade semelhante à da pele, possibilita a transpiração normal dos poros e proporciona conforto e flexibilidade; resistente à água inclusive podendo ser ser usada durante o banho e em qualquer atividade aquática. Após aplicada na pele, a bandagem é friccionada, para a ativação da cola. O formato e localização da aplicação irão depender do tipo de condição a ser tratada, seguindo o método Kinesio Taping.  Após a fixação da bandagem no local adequado, ela possui a propridade de levantar a pele microscopicamente, aliviando a pressão exercida nos receptores sensoriais e  neurológicos, facilita a circulação sanguínea e linfática, e também aliviando a dor através da diminuição da pressão nos receptores sensoriais. Acelerando o processo de reabilitação em lesões.
Atualmente muito utilizada no tratamento de atletas do mais diversos esportes e também nas clínicas de fisioterapia nas diversas áreas como ortopedia, neurologia e até pediatria.








Mais imagens de aplicações da Kinesio
http://raylanafisioterapeuta.blogspot.com.br/2012/04/aplicacoes-da-kinesio-e-seu-uso-no.html

Imagens retiradas do Google