About Me

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais comemoram mais uma conquista em relação à tramitação do PL que dispõe sobre o Piso Salarial


Brasília, 11 de abril de 2012 - O Projeto de Lei nº. 5979 de 2009, que dispõe sobre o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais foi aprovado hoje, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, sob a relatoria da deputada Gorete Pereira, que é fisioterapeuta.
O PL é de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) e pretende fixar o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4.650,00. O valor deverá ser corrigido, desde agosto de 2009 e a partir da vigência da nova legislação, será corrigido, anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O projeto foi aprovado, anteriormente, pela Comissão de Seguridade Social e Família e ainda passará pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, posteriormente, será remetido à tramitação no Senado.

Fonte: Coffito.org.br

terça-feira, 3 de abril de 2012

TGI - Insuflação de Gás Traqueal

A TGI ou insuflação traqueal de gás consiste na aplicação contínua  de aporte de O2 sobressalente a FiO2 do VM. Sua finalidade é remover o excesso de CO² das vias aéreas quando a ventilação mecânica convencional, nos limites seguros da sua aplicação, não consegue.
Com a utilização da TGI, grande parte do CO2 acumulado nas vias aéreas e alvéolos é removida e uma quantidade maior de gás livre de CO2 liberado pelo respirador consegue atingir os alvéolos.
Normalmente é utilizada quando o paciente mantem-se apresentando um quadro de Acidose Respiratória mesmo após mudanças nos parâmetros ventilatórios.

Veja o vídeo abaixo de como a técnica de TGI  foi realizada.